Videoendoscopia Digestiva


Preparo de exame

A Videoendoscopia Digestiva é um exame utilizado para investigação de inúmeros sintomas digestivos que podem estar associados a doença de refluxo, gastrites, duodenites, tumores etc... No dia do exame você deverá realizar jejum absoluto de 12 h , inclusive de remédios. Não se deve comer após as 22:00 h. Água pode ser ingerida até 3 horas antes do exame.

Os medicamentos para estômago (antiácidos) devem ser suspensos. Se você estiver usando medicamentos para coagulação, peça informações no momento da marcação sobre o uso deles antes de realizar o exame.

Se tiver exames videoendoscópicos anteriores, traga-os no dia do exame.

Outras informações


O paciente deverá comparecer à clínica com a solicitação do exame e documentos de identidade e a carteira do convênio, acompanhado por adulto, devendo o mesmo estar presente desde a entrada do paciente na clinica até a sua saída.​

​ O horário de agendamento do exame é flexível servindo de referência para a chegada do paciente a clínica, podendo ocorrer atrasos em função de dificuldades de autorização do procedimento junto ao convênio, ausência do acompanhante no momento do exame, ou tipo de procedimento que está sendo realizado no paciente que o esta precedendo, da mesma forma que poderá ocorrer com seu exame.

Como o exame ocorre

Exame pode ser considerado simples, rápido (cerca de 7 - 9 minutos) e de fácil realização. Nele, ocorre a introdução de um aparelho de fino calibre pela boca e que permite visualização até parte do duodeno e a captura de fotos dos locais examinados. Se necessário podem ser realizadas biópsias (retirada de amostras de tecido para ser avaliado em laboratório) que possibilitam a pesquisa de helicobacter pylori (teste rápido ou histopatológico) e auxiliam no diagnóstico de doença celíaca, doenças inflamatórias, infecciosas e tumorais. ​

​ Apesar do aparelho ser flexível pode ser considerado normal um discreto desconforto durante a sua passagem. Para facilitar a tolerância ao exame é feito um spray de anestésico na garganta e medicamentos pela veia que podem causar leve sonolência e relaxamento. Durante o exame o paciente tem sua atividade cardíaca e a oxigenação sanguínea avaliadas continuamente através de aparelhos, gerando mais segurança.

Após o exames

Antes de ser liberado, o paciente deverá permanecer em observação na sala de recuperação durante cerca de 20 min. Os efeitos dos medicamentos utilizados durante o exame cessam logo após o término do exame, mas a sonolência ou tontura podem persistir por algum tempo, o que torna necessária a presença do acompanhante, para levá-lo para casa. O paciente poderá se alimentar com dieta leve cerca de 1 hora após o exame não sendo permitida a ingestão de bebidas alcoólicas nas 12 h seguintes ao exame devido ao risco de interação com os medicamentos usados.​

​ O paciente não poderá conduzir veículos (carros, motocicletas, bicicletas) nas 12 horas seguintes ao exame. Eventualmente poderá ocorrer flebite (inflamação da veia) em pessoas mais sensíveis aos medicamentos ou após dificuldades técnicas na punção da veia ou hematomas (inchação ou manchas roxas) no local da aplicação da medicação venosa. Recomenda-se a aplicação de compressas geladas ( dia do exame) e depois compressas quentes. Ou o uso de pomadas anti- inflamatórias locais. Se apresentar dor na garganta ou rouquidão após o exame, pode-se fazer gargarejos com flogoral® etc..