Ultrasonografia


Preparo de exame

A Ultrassonografia trata-se de um exame de imagem diagnóstico que tem como finalidade, visualizar qualquer órgão ou tecido do corpo. Indicando alguma possível alteração naquele órgão ou tecido que está sendo filmado, em tempo real.

E pode ser recomendado para pacientes que apresentam: dor abdominal, dor nas costas, serve também para diagnosticar gravidez, avaliar o desenvolvimento do feto, etc.

No dia anterior ao exame é ideal que o paciente não faça ingestão de:
• Bebidas alcoólicas;
• Alimentos muito gordurosos ou processados;
• Refrigerantes;
• Leite e derivados.
• No dia da realização do exame, é necessário que o paciente esteja em jejum de no mínimo 8 horas;
• Deve reter a urina, ficar sem urinar durante as 2 horas que antecedem a realização do exame;

Por fim, o paciente deve ingerir 60 gotas de Flagass (dimeticona/simeticona), com a menor quantidade de água possível, nas 2 horas antecedentes ao exame de ultrassonografia.

Outras informações

O paciente deverá comparecer à clínica com a solicitação do exame, documentos de identidade e a carteira do convênio. Não é obrigatória a presença de um acompanhante.

​ O horário de agendamento do exame é flexível servindo de referência para a chegada do paciente à clínica, podendo ocorrer atrasos em função de dificuldades de autorização do procedimento junto ao convênio ou tipo de procedimento que está sendo realizado no paciente que o está precedendo, da mesma forma que poderá ocorrer com o seu exame.

Como o exame ocorre

Os exames de Ultrassonografia são feitos com a utilização de um aparelho transdutor de ultrassom, juntamente com a aplicação de um gel em contato com a pele do paciente. Desliza-se o aparelho sobre a pele gerando imagens dos órgãos que estão sendo analisados e são transmitidas pela tela de um computador, em tempo real.

​É importante lembrar que a Ultrassonografia não transmite nenhum de tipo de maleficio a sua saúde.

Vantagens da Ultrassonografia

Este exame, independente de qual for o tipo de Ultrassom que esteja sendo feita (os tipos variam de acordo com a parte do corpo que está avaliada), facilita o caminho até chegarmos ao diagnóstico da doença.

Principalmente no caso de doenças congénitas ou doenças adquiridas ao decorrer da vida, simplificando o acompanhamento de um possível desenvolvimento ou redução da doença em questão.