Teste respiratório de intolerância à lactose


Veja como se preparar para o exame

Intolerância à lactose é a incapacidade de digerir a lactose, consequência da deficiência ou ausência da enzima intestinal-Lactase.

É uma situação relativamente comum, associada a sintomas digestivos, tais como cólicas abdominais, diarréia e flatulência excessiva.
Neste teste, considerado padrão ouro no diagnóstico desta patologia, é medida a quantidade de hidrogênio exalada, que em situações normais é muito pequena. Após ingestão de uma solução de lactose, o gás produzido pela fermentação das bactérias intestinais é transportado pela corrente sanguínea até os pulmões e é excretado pelo ar expirado, onde pode ser facilmente quantificado em intervalos regulares.

O teste respiratório de tolerância à lactose é um teste simples, não invasivo e seguro. É realizado no próprio consultório médico. O exame não tem contra indicação e pode ser realizado em pacientes de qualquer idade.


Preparo

O teste do hidrogênio no ar expirado é indolor e é realizado em consultório. O exame também pode ser utilizado na suspeita de má absorção e/ou intolerância a outros carboidratos e de supercrescimento bacteriano no intestino delgado, sendo, portanto, utilizado na investigação das seguintes patologias:

Intolerância à frutose e à sacarose;
Má absorção de sorbitol e xilitol (carboidratos usados como adoçante);
Monitorização da doença celíaca, doença inflamatória intestinal e outras patologias que determinam intolerância secundária à lactose;
Supercrescimento bacteriano no intestino delgado.


 

Pré-agende aqui seu teste de intolerância à lactose


Pré-agende aqui