Azia: o que é e como tratar
6 de agosto de 2018
Dor Abdominal: 7 Sinais que merecem atenção
12 de setembro de 2018

Intolerância à frutose: Entenda a frutosemia

Existe alguém que não pode comer frutas? Por incrível que pareça, sim. Apesar de ser um dos alimentos mais saborosos, saudáveis e nutritivos de todos, elas contêm frutose, conhecida como o “açúcar natural da fruta”. Ele pode causar alguns sintomas, como distensão abdominal, dor abdominal e gases intestinais em pessoas intolerantes à substância.

Embora não seja muito comum, a frutosemia é uma doença hereditária e se manifesta logo nos primeiros anos de vida. Essa intolerância acontece pela deficiência de uma enzima no fígado, a aldolase B, responsável por metabolizar a frutose no organismo. Os portadores da “IHF” (Intolerância Hereditária à Frutose) não devem consumir alimentos que contenham frutose, sacarose e sorbitol.

A orientação para os pacientes com intolerância à frutose é focar na exclusão de alimentos e preparações culinárias que contenham as substâncias causadoras da alergia em sua composição. Além disso, deve-se orientar o paciente a sempre observar nos rótulos dos produtos se há, na composição, algumas dessas substâncias.

Mas o mais importante, no caso de suspeita de intolerância à frutose, é procurar um médico especialista para um diagnóstico correto e, a partir daí, tomar as precauções necessárias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.