Intolerância à frutose: Entenda a frutosemia
7 de agosto de 2018
Tomar aspirina diariamente aumenta risco de hemorragia estomacal em idosos
27 de setembro de 2018

Dor Abdominal: 7 Sinais que merecem atenção

O abdômen é uma cavidade do corpo em que estão concentrados muitos órgãos. Uma dor nessa região pode ser algo simples, como gases ou intestino preso, ou até um problema digestivo mais sério. Se a dor é recorrente ou seguida de sinais mais graves é importante procurar um especialista.

Veja os sintomas mais alarmantes das dores abdominais:

  1. Dor que se estende por dias

Pode estar ligada a quadros inflamatórios (como colites) ou ao aparecimento de cálculos. É importante ir ao médico para entender o que pode estar causando o problema.

  1. Febre

Febre é um sinal clássico de doenças bacterianas ou virais. Nesses casos, pode ser uma infecção intestinal ou algo mais grave.

  1. Náuseas e vômito

Normalmente, náuseas e vômito são indicativos de problemas intestinais, como infecções. Esses quadros travam o aparelho digestivo, então o alimento não progride e o corpo tenta eliminá-lo de outra forma.

  1. Diarreia

A diarreia acompanhada de dor abdominal pode ser uma simples intoxicação alimentar. No entanto, quando a dor é insistente, fique atento. Isso pode ser um sinal de doenças inflamatórias intestinais, principalmente se as fezes tiverem muco ou sangue, nesses casos procure orientação médica.

  1. Redução do apetite

A perda de apetite é um sintoma perigoso por si só e fica mais importante ainda quando vem acompanhada de dor abdominal. Se a dor ocorre há um bom tempo e está ligada também à perda de peso procure o seu médico.

  1. Inchaço e barriga dura

Abdômen inchado ou duro pode ser tanto um problema mais simples, como uma distensão por excesso de comida, quanto sinalizar quadros mais graves. O inchaço pode ser um sintoma de obstrução intestinal ou algum processo inflamatório, portanto merece uma investigação.

  1. Região abdominal sensível ao toque

A região abdominal muito sensível ao toque pode significar uma série de problemas. Se a dor é muito intensa quando se encosta na região, é importante verificar o que está acontecendo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.